Cinco autoras que todo mundo deveria conhecer

O post de hoje é muito especial, porque é o Dia Internacional da Mulher e é claro que eu não poderia deixar de falar sobre o tema aqui. Eu pensei em várias formas para trazer esse tema aqui para o blog, mas acabei chegando à conclusão de que a melhor maneira seria trazendo indicação de autoras, cujos livros têm personagens femininas fortes e inspiradoras.
Infelizmente, ainda vemos muitas pessoas que têm preconceito com livros escritos por mulheres. Muitos acreditam que elas só escrevem romances “água com açúcar” e, pior ainda, que só podem ser lidos por outras mulheres. Além disso, os estereótipos femininos que vemos em muitos livros são assustadores: é a mocinha indefesa esperando que o mocinho resolva todos os seus problemas; a protagonista supostamente forte, mas que joga toda sua vida para o alto para ficar com o homem que ama; a mocinha ingênua, desastrada e insegura que conhece o homem rico, poderoso e mandão, e age como se fosse um privilégio ele estar interessado nela; entre tantos outros que, além de não representarem de fato as mulheres, ainda romantizam o machismo na sociedade.
Pensando nisso, eu resolvi indicar algumas escritoras que eu acredito que todo mundo deveria ler e que trazem personagens femininas incríveis e bem construídas.

Jane Austen:
Para mim, é impossível começar esse post sem falar da Jane Austen. Ela é uma das minhas autoras favoritas e me surpreende ver como tantas pessoas ainda menosprezam a importância que ela teve para literatura. Jane Austen foi uma mulher completamente à frente do seu tempo, que se atreveu a publicar seus romances em uma época em que ser uma escritora era algo mal visto pela sociedade e muitos consideravam que a única função da mulher era casar e ter filhos. Além disso, apesar de seus livros serem leituras leves, vemos críticas fortes à sociedade da época, sempre nas entrelinhas e com um toque de ironia.  
Talvez hoje as personagens escritas por Jane Austen não fossem consideradas fortes. Mas, levando em conta todos os padrões e regras da época, eram mocinhas que fugiam do ideal imposto por aquela sociedade e que aspiravam mais do que simples casamento por conveniência.

J. K. Rowling:
Outra autora que não podia faltar na minha lista é, claro, J. K. Rowling. Além de ter uma história pessoal de muita superação, a trajetória dela como escritora é incrível. Por mais surpreendente que possa parecer, ela teve o manuscrito de Harry Potter recusado por várias editoras, e umas das dificuldades encontradas por ela foi o pensamento de algumas pessoas que diziam que uma mulher não poderia escrever um bom livro de fantasia. Felizmente, J. K. Rowling conseguiu superar esse preconceito e a série ‘Harry Potter” é um fenômeno que continua conquistando cada dia mais leitores.
Além disso, apesar de ser protagonizada por um homem, a série “Harry Potter” tem várias personagens femininas maravilhosas e muito bem construídas, como a Hermione, a Luna, a Professora McGonaghall, a Tonks, a Molly e tantas outras. Aliás, é preciso reconhecer que se não fosse pela ajuda da Hermione, o Harry provavelmente não teria sobrevivido ao primeiro livro.

Mary E. Pearson
Uma escritora incrível que conheci o ano passado e já entrou para minha lista de favoritos. Mary E. Pearson é a autora da trilogia “Crônicas de Amor e Ódio”, composta pelos livros “The kiss of deception”, “The heart of betrayal” e “The beauty of darkness” (que será publicado ainda esse semestre pela DarkSide Books). Ela ainda escreveu sete outros livros juvenis, incluindo a série “The Jenna Fox Chronicles”, que ainda não foram publicados no Brasil.
O que mais me encantou quando li “The kiss of deception” e suas continuações foi ver quantas personagens femininas incrivelmente fortes e inspiradoras foram retratadas nesses livros. Mary E. Pearson não só escreveu uma protagonista feminina (algo que, infelizmente, ainda não é tão comum em livros de fantasia), como ainda trouxe para a trama várias outras mulheres igualmente admiráveis e bem construídas. São personagens que não caem em clichês ou estereótipos femininos e que realmente representam as mulheres em suas particularidades.

Bárbara Morais
Claro que não poderia faltar uma autora brasileira, né? Não pude deixar de incluir a Bárbara aqui, porque comecei a ler recentemente a trilogia Anômalos, escrita por ela, e já estou totalmente encantada pelo trabalho dela. Poucas vezes eu li um livro que se passa em um universo fantástico, mas que traz personagens tão reais. Ela trouxe muita representatividade para a obra e personagens com os quais o leitor consegue realmente se identificar. O meu destaque é a protagonista, Sybil, uma garota que desperta a admiração do leitor por ser forte, inteligente e determinada, mas que, ao mesmo tempo, tem falhas e inseguranças tão humanas, que a tornam mais próxima de quem está lendo e traz uma sensação de identificação.
Além disso, o universo que a Bárbara apresenta é muito diferente de todas as outras distopias que já li. Apesar de ter alguns elementos comuns, eles são trabalhados de uma maneira totalmente original e interessante.  E, não preciso nem dizer que é um livro que traz várias críticas e questionamentos sobre a nossa sociedade. É um cenário diferente, com pessoas que possuem habilidades fantásticas, mas que faz um paralelo muito interessante com a nossa realidade e que leva o leitor a refletir sobre muitas coisas.

Chimamanda Ngozi Adichie
Não poderia deixar de incluir aqui essa incrível autora nigeriana que, não só tem contribuído para a atrair o público para a literatura africana, como ainda discute nos seus livros o feminismo e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na sociedade. Confesso que conheci a Chimamanda primeiro por algumas entrevistas e discursos dela que eu assisti na internet e apenas recentemente li um ensaio escrito por ela, chamado “Sejamos todos feministas”. Este ensaio é, na verdade, a adaptação do discurso que ela fez no TEDxEuston e que eu vou deixar aqui embaixo para vocês conferirem. 
A autora já tem três romances, todos publicados no Brasil pela Companhia das Letras: “Americanah”, “Hibisco roxo”, e “Meio sol amarelo”.  Além disso, esse mês ainda está sendo lançado pela mesma editora o livro "Para educar crianças feministas - Um manifesto", no qual a autora retoma a questão do feminismo e da igualdade de gênero, mas dessa vez trazendo sugestões de como educar as crianças de maneira igualitária.


Agora, eu quero saber de vocês quais autoras vocês acham que todo mundo deveria conhecer. Me contem aí nos comentários quais são as escritoras preferidas de vocês e se vocês já leram algum livros das autoras que eu citei. 

39 comentários:

  1. Oiz tudo bem? Adorei seu post e na sua seleção de autoras tem uma que vou admirar por toda vida afinal como não amar a criadora de HP?
    Eu tenho uma lista gigantesca de autoras que ache que vale muito a pena ler e vou citar algumas aqui Juliana Daglio, Letícia Godoy, Carolina Mancini, Susy Ramone, Tatiane Rodriguez, Cora Carolina, Cassandra Clare. Enfim são muitas.
    Feliz Dia Internacional da Mulher.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Impossível não amar a J.k. Rowling, né? E o melhor é que, além de uma escritora incrível, ela é admirável como pessoa também. Sou fã assumida <3
      Também tenho uma lista bem grande de autoras que eu gosto, foi difícil escolher só essas cinco. Dessas que você recomendou, só conheço o trabalho da Cassandra Clare (que eu amo), mas tenho curiosidade de conhecer as outras. Obrigada pelas dicas!
      Feliz Dia Internacional da Mulher para você também!
      Beijos!

      Excluir
  2. Sim, o mundo precisa conhecer a Chimamanda, suso em sala de aula, nas consultorias, pesquisas, tudo. Ano passado, com o apoio da Cia das Letras, fiz o projeto Leitura na praça com o livro Sejamos todos Feministas que chegou diretamente a 100 jovens e de forma indireta a todos que estavam na praça, o resultado foi positivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, tudo bem?
      Muito bacana esse projeto que você fez. Acho que é muito importante que as pessoas conheçam o trabalho da Chimamanda mesmo!! Por enquanto, só li o "Sejamos todos feministas" e assisti algumas entrevistas dela. Mas pretende ler outros livros em breve.
      Beijos!

      Excluir
  3. Da sua seleção, li apenas as inglesas, mas quero muito ler a Chiamanda e as outras duas que você selecionou, porque se estão junto com Jk Rowling e jane Austen, merecem minha atenção sim.
    Amei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi, tudo bem?
      Olha recomendo muito todas essas autoras. Elas conseguiram escrever personagens muito representativas e que empoderam as mulheres. Vale a pena conferir.
      Se ler alguma delas, me conta o que achou depois.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Só li os livros da JK, em breve quero ler os da Jane Austen, e outras que você citou não as conhecia, mas irei com certeza procurar saber mais delas e de seus livros!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay! Tudo bem, e você?
      Espero que você leia e goste dos livros das autoras indicadas no post. Admiro muito o trabalho de todas elas <3
      Beijos!

      Excluir
  5. Li JK, Bárbara Morais e Jane Austen, mas Chimamanda e Mary Pearson estão nas metas desse ano! Amei, miga! Feliz dia das mulheres! Parabéns pelo blog, está lindo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga! Feliz dia das mulheres para você também. Espero que você goste dos livros da Mary E. Pearson e da Chimamanda tanto quanto eu gostei! Obrigada, fico feliz que tenha gostado <3
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá!

    Que post maravilhoso e lista de autoras incríveis.
    Posso afirmar que de todas conheço e admiro muito Chimamanda Ngozi. Tive a oportunidade de assistir uma peça do livro "Meio Sol Amarelo" e antes dos atores começarem a falar da história do livro, eles comentaram sobre a importância dessa grande autora nigeriana para o universo literário.
    Da sua lista não conhecia a Bárbara e a Mary E. Pearson. Jane Austen eu já conhecia e algumas obras dela sou louca para ler, tenho amigas que são fãs da escrita e das histórias de Austen. Não gosto da série de livros e filmes "Harry Potter" da J. K. Rowling, porém a minha admiração e respeito por todas essas autoras é sem explicação. Representatividade feminina em qualquer área é importantíssimo. Viva a todas! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, tudo bem?
      Obrigada, que bom que você gostou do post!!
      Estou muito ansiosa para ler "Meio Sol Amarelo". A Chimamanda é uma mulher realmente incrível e vale a pena conhecer o trabalho dela.
      A Bárbara eu só li recentemente e já estou apaixonada pela escrita dela. E Mary E. Pearson me conquistou com a trilogia de "The kiss of deception" <3
      Também acho importantíssimo a representatividade feminina e temos que admirar essas autoras maravilhosas, né?
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá ♥
    De todas da sua lista só conhecia a Jane, quero muito poder fazer a leitura de algum livro seu, pois sempre vejo comentários referentes a obra. Achei bacana essa lista de autoras da qual eu não conhecia, vou procurar saber mais sobre elas. Parabéns pelo post ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Jane Austen é uma das minhas autoras preferidas da vida e recomendo muito todos os livros dela. Espero que você leia e goste também.
      Que bom que gostou do post e se interessou pelas outras autoras também. Espero que você conheça o trabalho delas e também goste.
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá!! :)

    Eu adorei ver a tua publicação, ate porque foste ao tema das mulheres escritoras e com escolha atuais/eternas! :)

    Bem, so conhecia as duas primeiras... Quero ler Jane Austen, so para experimentar... E J K Rowling não preciso de dizer nada, ne? ahah :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Que bom que gostou das escolhas, fico muito feliz <3
      Espero que você leia algum livro da Jane Austen e goste também. É uma das minhas autoras favoritas e recomendo todos os livros dela.
      Beijos, e boas leituras para você também!

      Excluir
  9. Oi, Maria!
    Só mulher maravilhosa nesse post hein? o/ Austen foi uma escritora incrível e sua visão do mundo e da situação feminina, para a época, é incrível. Agora, J.K. e Chimamanda são autoras contemporâneas que todo mundo deveria pelo menos ou acompanhar a conta do twitter (no caso da JK) ou assistir as palestras no TED Talks (no caso da Adichie) porque elas nos ensinam tanto!
    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, tudo bem?
      São mulheres incríveis né?
      Nossa, a conta da J. K. Rowling no Twitter é uma das melhores coisas que tenho lido nos últimos tempos. E o que dizer da Chimamanda né? Todo mundo deveria tirar um tempo para assistir pelo menos uma palestra dela.
      Beijos

      Excluir
  10. Oiiie!

    Conheço quase todas!! Vou procurar ler as que desconhecia! Adorei o post, super interessante

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Que bom que gostou do post. Espero que goste da autoras que ainda não conhecia também.
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi, oi! Tudo bom?
    MEU DEUS, QUE POSTAGEM MARAVILHOSA! Da lista, eu só li apenas J.K, e tenho muita curiosidade para ler Jane Austen, meu Deus era pra eu ter lido estes livros faz um tempão, sério! Ainda não li nada da Barbara Morais, mas mesmo assim adorei a dica, tenho enorme curiosidade em um livro dela!

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bem?
      Muito obrigada! Que bom que gostou do post <3
      Jane Austen é incrível, recomendo muito!! Sobre a Bárbara, eu li o primeiro livro da trilogia dela recentemente e já fiquei encantada. Espero que você leia e goste também.
      Beijos!

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Adorei o post! É deveras importante dar visibilidades as escritoras! J.K Rowling é de fato uma mulher que me inspira muito, tanto como pessoa guerreira e poderosa que é mas como uma bela de uma mente brilhante e fantástica que deu vida a melhor série que já li! Acabei de ler uma resenha sobre um livro da Chimamanda e simplesmente amei sobre o que ela fala, ela expõem as problemáticas do mundo em que muitas vezes não são postas nas obras. Simplesmente AMEI o post!
    Beijos.
    Meu Livro Fantástico | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela! Tudo bem e você?
      Fico muito feliz que tenha gostado do post <3
      Nem sei expressar o quanto eu admiro a J. K. Rowling, como autora e como pessoa. Ela é maravilhosa!!!
      Pois é, eu li "Somos todos feministas" da Chimamanda e terminei com vontade de aplaudir e dar um abraço nela. Outra mulher incrível e inspiradora.
      Fico feliz que tenha gostado do post e das autoras escolhidas!
      Beijos

      Excluir
  13. Oooi, amoo a J.k. Rowling, afinal como não amar a J.k. Rowling? Adorei o post! Parabéns
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Scarllet, tudo bem?
      Como não amar J. K. Rowling, né? <3
      Que bom que gostou do post!
      Beijos!

      Excluir
  14. Olá!!
    Parabéns atrasado mas ainda tá valendo né? =P
    Então é maravilhoso saber que mais e mais mulheres está tendo seu espaço nesse mundo literário,da sua lista só li J.K e que vergonha ainda não li nada da Jane Austen..Ainda não li nada da Mary E. Pearson mas estou louca pra ler essa serie “Crônicas de Amor e Ódio” as outras autoras também não li nada delas e não conhecia a Bárbara Morais.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/03/resenha-escandalos-na-primavera-lisa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, tudo bem?
      Obrigada! Parabéns para você também!
      Também acho muito bom que as autoras venham ganhando espaço e visibilidade. Espero que isso só aumente com o tempo.
      J. K. Rowling é incrível né? Espero que você leia as outras autoras e goste do trabalho delas também.
      Beijos!

      Excluir
  15. Oi Malu, como está?
    Conheço cada uma das autoras embora eu só tenha lido mesmo a Rowling, mas com certeza quero ler todas as outras. Inclusive eu tenho um da Chimamanda no meu kindle, justamente o que tu citas na postagem! Preciso começar a ler imediatamente.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem! E com você?
      Espero que a leitura do livro da Chimamanda seja tão inspiradora para você quanto foi para mim. Depois me conta o que achou :)
      Se ler as outras autoras que eu indiquei, espero que também goste do trabalho delas.
      Beijos!

      Excluir
  16. Oie tudo bem? Das autoras que você citou, eu só não conheço ainda Bárbara Moraes e Jane Austen. Ainda. Estou planejando ler algo da Jane ainda este ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaísa! Tudo bem, e você?
      Que bom que planeja ler Jane Austen. É uma das minhas escritoras favoritas e, com certeza, recomendo todos os livros dela. Espero que seja uma boa leitura para você.
      Beijos!

      Excluir
  17. De todas as autoras, só não conhecia a Bárbara Morais! Sou apaixonadíssima pelos livros da Jane Austen, são os poucos romances que leio. Conheci as obras da Mary no ano passado através de The Kiss of Deception, e fiquei totalmente encantada. Só autoras maravilhosas, adorei a postagem <3

    ResponderExcluir
  18. Oi, você falou tudo no início do seu post. Ainda existe um grande preconceito em relação a mulher como escritora, como se elas não soubessem escrever histórias tão boas quanto ou até melhores que homens. Prova disso são as diversas obras impactantes, emocionantes, best-seller escritas por mulheres. E não é só romance água com açúcar não, tem profundidade e tem merecimento. Ainda bem que aos poucos vamos mudando e podemos contar com essas talentosíssimas autoras que você citou, que vem e mostram que mulher escreve sim e que deixa para trás muita historinha existente por aí! Amei o post <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Adorei a sua matéria, mas infelizmente eu não fiz a leitura de nenhuma obra das autoras citadas. Acho bem legal esse tipo de post, pois toda vez que leio saio cheio de informações maravilhosas e aumento a minha lista de desejados, adorei. Te recomendo a Esther Lya, uma autora nacional, contemporânea e que escreve sobre temas maravilhosos! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu adorei os posts especiais que alguns blogs fizeram por causa do dia 8, porque realmente foram posts incríveis e o seu é um deles. Bom, é uma pena que ainda exista um certo preconceito com livros de mulheres e esses esteriótipos femininos em muitos livros me irrita. Bom, das autoras citadas eu tenho curiosidade com praticamente todas kkkk Mas a que mais chama a minha atenção é a Chimamanda, quero muito ler algo dela.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Arrasou na sua lista ein, só escolheu as divas! Ainda não li nada da Mary E. Pearson, mas pretendo em breve, os livros dela são lindos e fazem sucesso. Beijos <3

    ResponderExcluir
  22. Todo mundo precisa ler Jane Austen e Barbara Morai na vida. A primeira porque é um classico na literatura mundial e, a segunda, porque ela escreveu uma distopia brasileira e precisamos de mais no mercado.

    ResponderExcluir
  23. Jane Austen é uma das minhas autoras preferidas. Acredito que antes dela, só a Marion Zimmer Bradley, pra mim <3

    A Rowling é claro mora no coração de todas nós! E todas as outras que você mencionou, também parecem incríveis! Acredito que todas as autoras mereçam esse espaço, de apresentação... Sempre! Não só no dia da mulher, mas sempre!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras