[Dica da Malu] Guerra do Velho

Sinopse: “A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis – e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, a raça humana conta com tecnologias inovadoras e com a habilidade e a disposição das FCD – Forças Coloniais de Defesa. Mas, para se alistar, é necessário ter mais de 75 anos. John Perry vai aceitar o desafio, e ele tem apenas uma vaga ideia do que pode esperar”.
Autor: John Scalzi / Editora: Aleph / Páginas: 368
Compar: Amazon

Já imaginou chegar aos 75 anos e poder voltar a ser jovem? Ter a disposição e a energia da juventude, porém com a maturidade e experiência acumuladas ao longo de mais de sete décadas. É exatamente isso que os personagens de Guerra do Velho acreditam que acontecerá com eles quando se alistarem para o exército. Isso mesmo: aos 75 anos, eles voluntariamente se alistam para servirem no exército. Porém, não servirão em nenhum regimento na terra, mas nas Forças de Defesa Coloniais, no espaço.
Guerra do Velho se passa em um futuro onde a humanidade já conseguiu realizar viagens intergalácticas e colonizar outros planetas. O problema é que não somos o único povo no espaço, portanto, há guerras causas pela disputa de territórios. Assim, cabe às Forças Coloniais de Defesa proteger as colônias humanas e colonizar novos planetas.
O livro acompanhará John Perry, um senhor aposentado que no seu aniversário de 75 anos confirma seu alistamento nas Forças de Defesa Coloniais. Tudo o que ele sabia sobre as FCD era que elas eram responsáveis pela proteção das colônias humanas; ele não tinha ideia de como isso era feito e nem o motivo de só aceitarem recrutas que já tivessem completado 75 anos. Mesmo assim, John mantém a decisão de se alistar, pois, tendo perdido a esposa oito anos antes, ele sentia que não havia mais nada que o prendesse na Terra. Deste modo, ele voluntariamente, junto com outras pessoas que também completaram 75 anos, concorda em abrir mão de toda sua vida na Terra para ir lutar no espaço.
Confesso que essa resenha será um pouco complicada, porque não posso contar quase nada além do que já falei. É um livro que se torna muito mais interessante quando o leitor vai descobrindo aquele universo junto com o protagonista, então, não vou falar mais nada sobre o enredo.
A primeira coisa que destaco nesse livro é a escrita de John Scalzi. Por não ter o hábito de ler ficção científica, achei que poderia me sentir um pouco perdida ou achar a leitura arrastada. Felizmente, nenhuma das duas coisas aconteceu. A escrita do autor é muito ágil e envolvente, prendendo a atenção desde o começo. Além disso, como o protagonista é o narrador, o leitor vai descobrindo aquele universo junto com ele.
Outro ponto positivo do livro é que são feitas várias questões sobre ética, humanidade e a dificuldade de se relacionar com povos diferentes. À medida que vai compreendendo sua nova realidade, John começa a se indagar sobre aquela guerra, o relacionamento dos humanos com os outros seres que habitavam o espaço, e, principalmente, sobre o que o tornava humano. E, o mais interessante de tudo, é que esses questionamentos não seguem pelo caminho clichê que eu imaginava. A abordagem aqui é diferente de tudo que eu imaginei.
Com relação aos personagens, gostei da forma como o autor soube construí-los. Tive medo de que, por ser uma trama muito ágil e com muitos personagens, eles acabassem sendo superficiais. No entanto, John Scalzi foi eficiente em fazer com que o leitor os conhecesse e até mesmo se apegasse a eles. Além disso, ele não recorre a muitas descrições para explica-los. É por meio dos diálogos que o leitor vai entender a personalidade de cada um dos personagens, com seus medos, desejos e planos.
É interessante notar também que, como as pessoas só são recrutadas para servir nas FCD quando completam 75 anos, os personagens são extremamente maduros. Eles têm uma vida inteira de experiência, fazendo com que não tenham as inseguranças tolas que muitas vezes vemos em personagens mais jovens.
Por fim, destaco o quão interessante é o universo criado por John Scalzi. À cada página lida, percebemos novas nuances e ficamos mais fascinados com tudo que está sendo apresentado. Além disso, com o desenrolar dos acontecimentos, a trama e os personagens se tornam mais complexos e interessantes, despertando novos questionamentos nos leitores.
 Guerra do Velho é o primeiro volume de uma série e, confesso, estou bem curiosa para ler as continuações. Não que o final deste não seja satisfatório, pois, para mim, foi excelente. No entanto, algumas questões foram deixadas em aberto e aquele universo é tão interessante que dá vontade de ler mais sobre ele.
Recomendo muito este livro para quem gosta de ficção científica ou aqueles leitores que desejam começar a se aventurar nesse gênero. É uma leitura rápida, envolvente e de fácil compreensão, sem nenhuma teoria muito complexa envolvida. Trata-se de uma trama de tirar o fôlego e que ainda proporcionará alguns questionamentos interessantes.

Agora quero saber a opinião de vocês sobre Guerra do Velho. Me contem aí se ficaram interessados ou, se já leram, o que acharam da leitura. 

51 comentários:

  1. Apesar de ler sem problema algum, esse não é meu gênero preferido, mesmo tendo amado essa capa kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, tudo bem?
      Que pena que não se interessou pelo livro. A capa é realmente incrível né?
      Bjos

      Excluir
  2. Oie, é um livro que me parece uma leitura um pouco arrastada pra mim, já que sou disléxica e me parece meio complicado.
    Um alto que levo em confideração são os temas abordados em Guerra do Velho, tais como relações com povos diferentes, humanidade, ponto alto e bem explorado acredito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, tudo bem?
      É difícil saber como seria a leitura para você, porque cada um tem uma compreensão diferente, né? Mas caso você resolva ler, é um livro que recomendo muito.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá!
    Apesar de ter gostado muito da sua resenha esse gênero não costuma me atrair pra leitura. Ou quando pego pra leitura até demoro bastante pela complexidade dos assuntos e das abordagens das guerras, sobre como o povo lida com as adversidades e tudo mais.

    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Como você, eu também não costumo ler ficção científica, justamente pela dificuldade de compreender alguns conceitos. No entanto, achei uma leitura fácil de entender e nada cansativo. Li muito rápido.
      Se resolver dar uma chance, me conta aqui o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Não costumo ler ficção cientifica, mas sempre ouço elogios sobre Guerra do Velho. Pode ter certeza que quando começar a ler o gênero, esse estará entre meus desejados. Adorei e ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tudo bem?
      Também não costumo ler ficção científica, mas acho que Guerra do Velho foi uma boa leitura para começar. Se você resolver ler, me conta o que achou depois.
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, essa história pode ser muito interessante sua resenha foi muito legal, mas esse gênero de livro não é o meu favorito, então não me senti com vontade de ler. Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Que bom que gostou da resenha. Ficção científica também não é um gênero que costumo ler, mas as vezes é bom dar uma chance para conhecer outros estilos.
      Beijos!

      Excluir
  6. Loucura isso né? Já pensou, com 75 anos voltando a enfrentar uma guerra? Só por isso vale a leitura, fora que gosto de uma distopia.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Pois é, a premissa desse livro é muito interessante. Vale muito a pena ler.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi.

    Nunca cheguei a ler nenhum livro da Aleph, até tenho vontade e estou com dois livros deles em casa para ler, mas até agora só ficou na estante esperando eu pegar. Esse está na minha lista de leituras, estou esperando surgir a oportunidade para comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Esse é o segundo livro da Aleph que eu leio, mas tenho mais três que pretendo ler em breve. Recomendo muito Guerra do Velho e espero que, se você ler, também goste.
      Beijos!

      Excluir
  8. O enredo do livro é muito convidativo para mim que amo ficção científica!! Dá pra perceber que a história foi bem montada e o universo muito bem trabalhado. Tomara que eu possa lê-lo brevemente!! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wesley, tudo bem?
      Olha, se você gosta de ficção científica, tem tudo para gostar desse livro. É uma história muito bem construída mesmo.
      Se você ler, me conta depois o que achou. Beijos!

      Excluir
  9. eu pirei quando vi esse lançamento, quero muito fazer a leitura dele ^^
    curto sci-fi e achei demais a ideia de apenas personagens com essaidade formando exércitos... ^^
    bsj..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem?
      Se você gosta de ficção científica, acho que tem tudo para gostar de Guerra do Velho. Espero que você leia mesmo e depois me conta aqui o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá Malu, tudo bem? Infelizmente ficção cientifica não é um genero que me agrai por isso vou deixar a dica passar. Aguardo ansiosa suas próximas dicas. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby, tudo bem?
      Que pena que não se interessou pelo livro. Também não tenho o hábito de ler ficção científica, mas às vezes vale a pena se arriscar a ler novos gêneros. Mas fica atenta aqui, porque sempre trago dicas novas. Beijos!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Eu nunca tinha lido nada sobre esse livro e confesso que não é do gênero que costumo ler,sabe? Mas achei a premissa interessante e também essa coisa de serem velhos e poder voltar a ser jovem, o sonho de muitos, né?kkkkk Gostei de saber que a escrita do leitor é ágil, porque geralmente leituras assim acabam se tornando arrastadas para mim e achei interessante as questões abordadas também. Enfim, parece ser uma boa história, por isso vou marcar a dica e espero ler algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?
      Eu também não costumo ler ficção científica, mas fiquei curiosa quando vi alguns comentários positivos e acabei me surpreendendo. Tive medo de achar a leitura arrastada ou confusa, mas não aconteceu nada disso e eu adorei o livro. Espero que aconteça o mesmo com você.
      Se você ler, me conta aqui o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  12. achei a premissa do livro muito interessante, esses outros pontos que a história destaca e que você ressaltou como ética e humanidade me chamaram atenção. é difícil encontrar esses temas em livros atuais. gostei basntante da capa também, tá bem bonita. vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, tudo bem?
      Fico feliz que tenha se interessado pelo livro. A capa é bem bonita né? Adoro as edições da Editora Aleph.
      Se você ler, depois me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi Maria Luíza :)
    SE antes eu já estava com vontade de ler esse livro, agora estou mais!
    É ótimo que a escrita do autor seja acessível, porque assim, pessoas que não têm um contato frequente com ficção científica pode ler sem medo.
    Não sabia que o livro tem continuação, melhor ainda!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Eu adorei a escrita do autor, é leve e fácil de compreender. Espero que você goste também!
      Depois que ler, me conta aqui o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  14. Maria Luíza, confesso que até tentei ler esse livro, mas ele não me ganhou.
    A leitura não faz meu estilo.
    Quando envolve espaço parece que ativa o meu modo sono.
    Mas que bom que você curtiu e está interessada nos próximos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah, tudo bem?
      Que pena que não gostou do livro :/
      Foi uma leitura que me prendeu bastante e quero ler os outros, com certeza.
      Beijos!

      Excluir
  15. Olá! Talvez não seja um livro que me chame atenção no momento. Mas gostei da sua resenha, é bem clara e precisa. Gosto de histórias de ficção científica, talvez eu dê chance a ele em algum momento. bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, tudo bem?
      Obrigada!! Fico muito feliz que tenha gostado da resenha.
      Que pena que não se interessou pelo livro, mas, caso resolva ler, acho pode ser uma boa leitura, já que você gosta de ficção científica.
      Se você ler algum dia, me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  16. Oiee
    Eu não conhecia esse livro, nunca nem tinha ouvido falar do autor, mas achei bem interessante. E essa ideia de se ter 75 anos, quase no fim da vida e embarcar em uma aventura? E realmente, quando os protagonistas são mais jovens, as inseguranças e dúvidas são enormes. Mas um protagonista com todo esse leque de conhecimentos? Achei bem legal isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thai, tudo bem?
      Eu fiquei sabendo desse livro, porque foi um dos principais lançamentos da Aleph o ano passado e eu adoro a editora.
      A ideia é bem diferente né? E os personagens são muito maduros e trazem várias reflexões.
      Se você ler, depois me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  17. Oie, tudo bem?
    Que curioso esse livro hein, velhinhos no exército, a trama me parece ser bem original! Mesmo não sendo meu estilo me interessei e muito! Adorei essa dica Malu <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kerolayne! Tudo bem, e você?
      Muito diferente a premissa desse livro né? Que bom que você se interessou! Ficção científica não é um gênero que eu leio muito também, mas esse me prendeu. Adorei a leitura.
      Espero que você leia e goste também!
      Beijos!

      Excluir
  18. Oie!
    Eu li poucos livros de ficção científica, e gostei de saber que é de fácil compreensão.
    E mesmo sabendo que é uma série, fiquei interessada em conferir e até aguardar a publicação dos próximos.
    Adorei!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Já li inúmeras resenhas positivas sobre essa obra e não tenho dúvidas de que seja uma obra maravilhosa, mas, como não gosto de ficção científica não é uma obra que me agradaria, então, prefiro não arriscar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oie! Tudo bem?

    Eu jurava que esse livro tinha algo a ver com Star Wars, mas viajei bonito kkk Não conhecia sobre o que se tratava a obra, mas achei bastante interessante e quem sabe futuramente eu realize a leitura a capa então nem se fala! É muito linda!

    BJss

    ResponderExcluir
  21. Sabe que quando leio uma trama com muitos personagens e enredo ágil, também tenho medo de um e outro personagem ser esquecido ou ficar perdido na narrativa. Que bom que isso aqui não acontece.
    Adorei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ola
    Eu também já fiz essa leitura e achei a premissa bem inovadora e curti o desenvolvimento, sem contar que amo esse gênero, então sou suspeita para comentar. Adorei poder conferir suas impressões a respeito. Essa é uma dica maravilhosa, especialmente para quem quer se aventurar na ficção cientifica... vale a pena né!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  23. A ideia de voltar a ser jovem me parece tremendamente incrivel, mas o livro me pareceu um pouco confusa e por nao ser meu genero preferido, acabei desestimulado, mas sua resenha foi incrivel e super detalhista!

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Assim como você, eu não tenho o hábito de ler o gênero e sempre tenho medo de ler e tornar-se enfadonho. Bom ver assim pelo ponto de vista parecido com o meu, pois a trama no geral super me chamou a atenção!

    Bjus

    ResponderExcluir
  25. Oii tudo bem??

    Tenho esse livro e nunca tinha procurado saber sobre o que era (olha o nível da pessoa) Huahauhauhaua.
    Mas ainda bem que li sua resenha e adorei.
    Nossa quero muito ler agora. Ai meu deus. Vou enlouquecer minha fila ta cheia. Kkkkkk
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  26. Já tinha visto o livro mas não sabia do que se tratava e agora fiquei bastante interessada. Não consigo imaginar idosos no espaço, essa é quase a idade do meu avô e não dá pra visualizar ele em uma situação dessa hahaha quero conferir como o autor lida com isso.

    ResponderExcluir
  27. Olá, não tenho muito costume de ler Ficção cientifica, mas o autor parece ter uma escrita tão bem desenvolvida e com personagens que foram muito bem construídos, que seus relatos me deixaram curioso para conhecer a história mais a fundo. Adorei saber que tudo é bem conduzido até o desfecho e que será uma série. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  28. Oie
    eu recebi o livro e o colunista do blog super adorou, disse que é sensacional, achei bem diferente por se retratar de guerra de velhos hahah muito legal sua resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá, estou louca para ler este livro, comprei quando lançou e fico enrolando para ler. Mas deste ano não passa. Haha. Amo Ficção cientifica. E amo a Aleph, ela arrasa nas edições.Acho a proposta deste livro incrível, sinto que irei gostar. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi.
    Eu não conhecia o livro e me interessei muito.
    Admito que somente a sinopse não despertaria em mim a vontade de ler o livro, mas a sua resenha conseguiu deixar o enredo muito interessante.

    "Já imaginou chegar aos 75 anos e poder voltar a ser jovem? Ter a disposição e a energia da juventude, porém com a maturidade e experiência acumuladas ao longo de mais de sete décadas." - Sim, eu gostei disso.

    Gostei muito e anotei a dica.

    beijos.

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas amei a capa e fiquei curiosa com a premissa. O fato dos personagens serem bem construídos e maduros é um ponto a favor, porque eu ficaria bem frustrada se eles se comportassem como adolescentes. Peguei um livro nacional um dia desses e personagens adultos fazendo coisas que em toda a minha adolescência eu nunca tive coragem de fazer. É pra sentar e rir mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Ja li inumeras resenhas sobre esse livro e todas só falaram bem do livro assim como a sua, apesar da capa ser linda e a premissa ser bem curiosa não parece ser o tipo de livro que me prenderia

    ResponderExcluir
  33. Oiee
    Nossa é tão bom quando um livro simplesmente pega a gente de jeito né?
    A sua resenha está muito bem escrita, parabéns.
    Mas infeizmente, ficção científica não é o meu estilo de livro preferido, na verdade, nunca li pois não me chama muito a atenção. Entretanto, anotei a dica, quem sabe

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  34. Oiiii!!
    Não conhecia esse livro ainda. Eu gosto muito de ficção cientifica e acredito que essa história seria um prato cheio para mim kkkk. Fico já imaginando essa possibilidade de viajar pelas galáxias. Deve ser muito bom, já fiquei bem curiosa para entender melhor essa história.
    Beijos

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras