[Dica da Malu] Mentira Perfeita


Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 461
Comprar: Amazon

Sinopse: “Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente...”

           
Conheci o trabalho da autora Carina Rissi com o livro “Perdida”, mas foi em “Procura-se um marido” que ela realmente me conquistou (tem resenhas sobre os dois livros aqui e aqui). Poucas vezes ri tanto durante uma leitura e, apesar dos clichês, me envolvi com a história e os personagens. No entanto, o livro da Carina que realmente ganhou meu coração foi “Mentira Perfeita”, o spin-off de “Procura-se um marido”.
Neste livro, vamos conhecer a Júlia, uma jovem brilhante na sua profissão, que trabalha no setor de TI da L&L Cosméticos e que vive em função do trabalho e da sua tia Berenice, que foi quem a criou. Por sua vez, a tia Berê está cada vez mais preocupada com o fato de Júlia não ter um namorado, temendo deixar a sobrinha sozinha um dia. Quando sua tia fica com a saúde bastante debilitada, devido a um problema no coração, Júlia acaba inventando estar noiva, a fim de deixa-la mais tranquila. O que ela não esperava é que a tia ia se recuperar milagrosamente e gastar todas as suas economias com o suposto casamento dela.
“O que importava agora era manter a minha tia estável e calma. Todo o resto se ajeitaria depois. Uma mentirinha de nada não podia ter consequências tão graves assim”.
Enquanto tenta lidar com a necessidade de contar a verdade à tia e o medo do impacto que isto terá na saúde dela, Júlia acaba conhecendo Marcus Cassani, um rapaz cínico, irritante e perigosamente bonito, que parece ser a solução para o problema dela. Marcus vive com o irmão, mas sonha com a liberdade e privacidade de morar sozinho. No entanto, isso não será fácil, devido à resistência da família. Depois de um acidente de moto, ocorrido três anos antes, Marcus perdeu os movimentos das pernas e seus pais se recusam a aceitar que ele more sozinho, por medo de que algo possa acontecer a ele. Assim, ele precisaria dividir o apartamento com alguém ou contratar um cuidador.
Ao saber do problema de Júlia, Marcus acaba sugerindo um acordo que beneficiaria a ambos. Ele fingiria ser o noivo dela, para que ela não precisasse contar a verdade à Tia Berenice. Em contrapartida, Júlia se passaria por cuidadora de Marcus, para que os pais dele concordassem que ele deixasse de morar com o irmão. O acordo parecia perfeitamente lógico, até o coração deles bagunçar tudo.
“Eu tinha que raciocinar. Se permitisse que Júlia se aproximasse demais, estaria perdido. Não dava para baixar a guarda perto dela. [...] Assim que eu me mudasse e meus pais percebessem que não havia perigo em viver por conta própria, o problema estaria resolvido e eu me afastaria dela”.
A primeira coisa que destaco nesse livro é o modo como a leitura flui rapidamente. Trata-se de uma história leve, divertida e romântica, que prende o leitor desde a primeira página. Claro que não faltam clichês, mas os personagens são tão cativantes e a escrita da Carina é tão envolvente, que não dá vontade de parar de ler.
Outro destaque são os personagens. A Júlia é determinada, inteligente e muito teimosa, mas não tem como não admirar sua relação com a tia Berê. É um vínculo forte, de amor e gratidão, o que torna as decisões que ela toma visando o bem-estar da tia mais compreensíveis. Já o Marcus eu nem sei por onde começar a explicar o tanto que ele me cativou. Já tinha adorado a participação dele em “Procura-se um marido”, mas fiquei ainda mais encantada ao ler “Mentira Perfeita”. Ele é cínico e mulherengo, mas não dá para negar que também é bem-humorado, inteligente e com uma personalidade forte. Além disso, entendi a necessidade que ele sentia de ser mais independente e mostrar para os pais que poderia se cuidar sozinha, e o admirei por sua determinação.
Também gostei muito do relacionamento da Júlia e do Marcus. Adorei como antes do romance, surge a amizade e o companheirismo entre eles. O relacionamento que começou como uma situação de conveniência vai evoluindo aos poucos, a medida que eles se conhecem melhor e começam a entender melhor um ao outro. É legal acompanhar esse processo de aproximação dos dois, ainda mais por serem personagens muito cativantes, que conquistam a torcida do leitor.
Outra coisa que gostei bastante nesse livro é que alguns capítulos são narrados pela Júlia e outro pelo Marcus, assim o leitor pode entender a perspectiva de cada um ao longo da história. Aliás, gostei muito que a Carina Rissi deixa clara as diferenças entre os dois narradores. Ela soube construir muito bem o modo de pensar da Júlia e do Marcus, tornando mais fácil para o leitor entender a personalidade deles.
Mas o que me cativou neste livro foi que, através de Marcus, a autora trouxe algumas reflexões sobre as dificuldades que pessoas cadeirantes enfrentam no dia-a-dia. Apesar de não ser um tema explorado a fundo, o livro mostra algumas situações que infelizmente ainda acontecem no cotidiano dessas pessoas. Falta de ônibus adaptados, lugares públicos que não contam com rampas ou elevadores adaptados, ruas muito estreitas ou com obstáculos para a locomoção da cadeira de rodas, entre outras situações que poderiam ser facilmente evitadas caso as normas de acessibilidade fossem respeitadas.
Mentira Perfeita é, portanto, um livro leve, romântico, divertido, e surpreendentemente reflexivo, para um chick-lit. Torci pelos personagens e sofri junto com eles ao longo de cada uma das 462 páginas do livro e, confesso, fiquei ansiosa por mais. Não sei se a Carina Rissi tem intenção de escrever mais livros dentro deste universo ficcional, mas fiquei particularmente curiosa para saber mais sobre Nicolas, o primo do Marcus e do Max. De todo modo, estou me tornando cada dia mais fã da Carina, e Mentira Perfeita conseguiu coloca-la entre as minhas autoras favoritas.  É um livro mais do que recomendado para quem procura uma leitura romântica e engraçada, capaz de fazer o leitor rir, chorar e suspirar.

E para quem tem dúvidas, a leitura de “Procura-se um marido” não é obrigatória para compreender os acontecimentos de “Mentira Perfeita”, pois são história independentes. No entanto, recomendo seguir a ordem de publicação para evitar spoilers do desfecho do primeiro. 

30 comentários:

  1. Se eu disser que nunca li nada da Carina você acredita? Pois é! Sempre que penso em ler algum livro dela nunca da certo, espero que esse ano dê.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu acredito. Eu só conheci os livros dela ano passado hahaha. Mas gostei muito de todos que li. Depois que você ler, me conta o que achou :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Este livro está na minha wisth list desde 2016 e ainda não consegui lê-lo </3 Ele parece ser ótimo, e só li criticas positivas até hoje sobre todas as obras da autora! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, recomendo muito esse livro. É, sem dúvida, o meu favorito da autora. Mas, caso ainda não tenha lido, recomendo ler "Procura-se um marido" primeiro, porque "Mentira Perfeita" é um spin-off dele. Espero que você goste também!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Então, ainda não li nada da autora, mas tenho vontade, são tantas criticas positivas que leio dos livros dela haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenna, tudo bem, e você? Sou suspeita para falar, porque sou fã da Carina, mas recomendo todos os livros dela que eu li até hoje. Espero que você goste também!
      Beijos!

      Excluir
  4. Ah, sempre me interessei nesse livro por conta da capa! Já havia lido a sinopse, mas sua resenha aumentou meu interesse! Bom saber que é um spin off, senão ficaria meio perdida e comprado ele primeiro (SOU MESTRE em fazer isso). Parabéns pela resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, também gosto muito dessa capa. Obrigada!! Que bom que gostou da resenha e se interessou pelo livro. Pois é, não é obrigatório ler "Procura-se um marido", mas é bom ler antes mesmo. Além disso, é um livro tão divertido que vale a pena. Espero que goste dos dois!
      Beijos!

      Excluir
  5. Nunca li nada da autora, mas nunca vi uma única pessoa falando algo ruim sobre seus livros. A história parece mesmo permitir uma leitura leve e divertida, boa para curar ressacas. E gostei bastante da personalidade Júlia. O gênero não faz muito meu estilo, mas caso um dia eu queira tentar, sei por onde começar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Carol, acho que eu também nunca vi ninguém reclamando dos livros dela mesmo não haha. Você tem razão, eles são perfeitos para curar ressaca. Se um dia quiser ler um chick-lit, pode procurar qualquer livro da Carina :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Oii!
    Como vc, tb conheci a Carina por "Perdida" e, infelizmente, não curti muito seu trabalho. Talvez um dia lhe dê uma chance novamente, já que curti a análise q tu fizeste.
    bjs https://devaneiosdeslocados.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vou ser sincera e te falar que "Perdida" me incomodou um pouco. Eu gostei do livro, achei uma leitura agradável, mas a protagonista me irritava muito. Mas os outros livros dela são bem melhores, acabei virando fã dela. Que bom que gostou da resenha, espero que um dia dê uma segunda chance para os livros da Carina Rissi.
      Beijos!

      Excluir
  7. Ahhhhhhh!!! Carina Rissi é tão amor! Assim como você, eu comecei a ler por "Perdida", ai venho 'Procura-se um marido' que roubou meu coração e agora 'Mentira Perfeita' que me faz delirar só de falar.
    Não vejo a hora de sair novos livros dela, além de os que são continuação de Perdida.
    http://quetal-carol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também fiquei apaixonada quando li "Procura-se um marido", mas "Mentira Perfeita" é o que ganhou meu coração.
      De qualquer forma, já virei fã da Carina e pretendo acompanhar todos os lançamentos dela <3
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Ver pessoas indicando nacionais é tão legal <2 Ainda mais se tratando de uma autora tão querida como a Carine.
    Em relação ao livro, estou louca para lê-lo e a resenha só me fez o querer ainda mais!

    Obs: o blog é lindo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem e você?
      Pois é, eu tenho tentado incluir mais livros nacionais nas minhas leituras. Tem ótimos autores no Brasil e a gente tem que valorizar né? E os livros da Carina são só amor <3
      Que bom que pretende ler o livro, espero que goste também!
      Muito obrigada!!!
      Beijos!

      Excluir
  9. Livros clichê me conquistam ao mesmo tempo que me deixam com raiva hahaha
    Eu fiquei curiosa para conhecer o trabalho dessa autora faz um tempo, mas tô evitando comprar livros novos antes de ler os parados aqui hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, eu te entendo, tem hora que passo muita raiva com esses livros hahaha
      Os livros da Carina são só amor. O que eu gosto menos é Perdida, e ainda assim eu gostei kkk. Mas eu te entendo,tem que dar prioridade para aqueles que já comprou e ainda não leu.
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá
    Morro de vontade de ler os livros da Carina, todo mundo ama ela, quero amar também...
    Já conhecia a historia pois uma amiga resenhou esse livro.
    Sua resenha ficou perfeita
    Beiju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, sou suspeita para falar, pois me tornei fã da Carina, mas recomendo muito os livros dela. São divertidos e apaixonantes.
      Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Espero que você também goste dos livros da Carina.
      Beijos!

      Excluir
  11. Adoro leitura nacional e é claro que amo a Carina... Procura-se um marido com certeza foi um dos melhores dela, e saber que esse livro meio que interliga ele, é demais! Já adicionei na wishlist, necessito dele para ontem, rsrsrs
    Bjs: http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália, os livros da Carina são maravilhosos né? Vou te falar que amo "Procura-se um marido", mas achei "Mentira Perfeita" ainda melhor. Pode adicionar na sua wishlist sim, porque tenho certeza que vai amar.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi linda tudo bom? Flor se eu te dizer que eu nunca li nada dessa autora, to conhecendo ela agora pelo o seu post fiquei curiosa e Vou procurar livros da autoria dela hehehe amo ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Então, fico muito feliz de ter te apresentado aos livros da Carina. Ela tem uma escrita muito envolvente, e os livros dela são bem leves e divertidos. Depois que você ler, volta aqui para me contar o que achou. Beijos!

      Excluir
  13. Preciso ler esses dois livros, li Perdida e gostei muito da escrita da autora, e pela sua resenha vejo que vou amar esse e Procura-se um Marido que deve seguir a mesma linha. Vou ver se consigo ler eles o mais rápido possivel.

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu gostei ainda mais desses dois do que de Perdida, são maravilhosos. Espero que você leia e goste também. Só recomendo ler "Procura-se um marido" antes de "Mentira Perfeita", para evitar que um dê spoiler da história do outro. Boas leituras!
      Beijos!

      Excluir
  14. A-M-O este livro! Ontem mesmo publiquei no insta sobre ele. É um dos casais que mais amo. O Marcus é maravilhoso!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso não é? Eu amo o Marcus desde "Procura-se um marido", mas em "Mentira Perfeita" ele está perfeito!! É um casal muito fofo mesmo, não tem como não amar.
      Beijos

      Excluir
  15. Olá, Maria. Tudo bem?
    Já tentei ler algo da Carissa, mas não deu muito certo. Foi o livro da série "Encontrada", talvez eu que não estava no clima, mas a escrita não conseguiu me prender. Pretendo dar mais uma chance e quem sabe "Mentira Perfeita" não me agrade mais?

    Adorei a dica! Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rentato. Tudo bem e você?
      Que pena que não gostou do livro, mas eu te entendo. Para falar a verdade, mesmo sendo fã da autora, não gostei tanto de Perdida quanto dos outros livros dela. Mas dê mais uma chance sim, acho que você pode gostar :)

      Excluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras