[Dica da Malu] A Maldição do Vencedor

Sinopse: “Kestrel quer ser a dona do próprio destino. Alistar-se no exército ou casar-se não fazem parte dos seus planos. Contrariando as vontades do pai – o poderoso general de Valoria, reconhecido por liderar batalhas e conquistar outros povos –, a jovem insite em sua rebeldia. Ironicamente, na busca pela própria liberdade, Kestrel acaba comprando um escravo em um leilão. O valor da compra chega a ser escandaloso, e mal sabe ela que esse ato impensado lhe custará muito mais do que moedas valorianas. O mistério em torno do escravo é hipnotizante. Os olhos de Arin escondem segredos profundos que, aos poucos, começam a emergir, mas há sempre algo que impede Kestrel de tocá-los. Dois povos inimigos, a guerra iminente e uma atração proibida. As origens que afastam Kestrel e Arin são as mesmas que obrigarão a lutarem juntos, mas por razões opostas.”
Autora: Marie Rutkoski / Editora: Plataforma 21 / Páginas: 328
Comprar:http://amzn.to/2itFSsf

          Passei 2016 quase inteiro enrolando para ler “A Maldição do Vencedor”, da Marie Rutkoski. Ouvi comentários muito divergentes sobre o livro e acabei colocando outras leituras na frente. No entanto, resolvi parar de postergar e descobrir do que se tratava essa história afinal. Terminada a leitura, fiquei me perguntando por que demorei tanto. De fato, como algumas críticas apontaram, não é um livro surpreendente ou inovador, mas é uma leitura agradável, envolvente e que flui muito bem.
            A Maldição do Vencedor é um romance que se passa em um universo fantástico, com dois povos inimigos. Dez anos antes do ponto em que a história se inicia, o exército valoriano havia invadido a península de Herran e escravizado seu povo. Kestrel, a protagonista, é uma jovem de dezessete anos, filha do general valoriano, e que não tem quase nenhum conhecimento de como era aquele lugar antes da invasão.
            O maior desejo do pai de Kestrel é que ela se aliste no exército, algo que ela não tem a menor intenção de fazer. Ela tem plena consciência de suas poucas habilidades para batalha e, apesar de ser uma excelente estrategista, não deseja lutar. Por outro lado, a outra opção que era dada às mulheres, não atraia Kestrel nem um pouco: o casamento. Tudo que ela desejava era ser livre para cuidar da própria vida e se dedicar à música, que é o que ela realmente gosta.
            Um dia, passeando no mercado com sua melhor amiga, Jess, Kestrel acaba indo parar em um leilão de escravos. Em um momento de impulso, ela acaba comprando um escravo, pagando uma verdadeira fortuna por ele. Sem saber bem o que fazer com ele, Kestrel deixa que seu mordomo o coloque para trabalhar como ferreiro. No entanto, com o tempo ela percebe que há muito mais escondido naquele escravo e, à medida que se conhecem melhor, alguns segredos vão sendo revelados.
           Por se tratar de um romance, é claro que, com a convivência, Kestrel e Arin vão se conhecendo melhor e surge admiração e uma certa cumplicidade entre eles. Logo, vai ficando evidente que o sentimento que tinham era muito mais do que apenas amizade. Um amor totalmente proibido, tanto pelas origens de ambos, quanto pelos objetivos que tinham na vida.
            Um dos pontos que me surpreendeu neste livro foi a personalidade da Kestrel. Eu tinha certeza que ela seria uma protagonista mimada e fútil, que não enxerga a dura realidade dos escravos e vive em uma bolha, afastada do que acontece à sua volta. No entanto, apesar de ter sua visão de mundo limitada pela forma como foi criada e pela própria organização daquela sociedade, Kestrel tem uma personalidade muito forte. Mesmo sem conhecer muito a história do seu próprio povo e, principalmente, dos herranis, ela começa a se questionar sobre vários assuntos e perceber muitas coisas que estavam erradas naquela sociedade.
            Além disso, Kestrel é uma personagem forte, corajosa e muito inteligente. Mesmo não tendo nenhuma habilidade para batalha, fica claro ao longo do livro a capacidade que ela tem de traçar estratégias e prever os movimentos inimigos. Mas, mais do que isso, o que mais admirei nesta personagem é a determinação dela e o fato de não aceitar que outros escolham seu destino. Claro que Kestrel age muitas vezes por impulso e comete muitos erros, mas considerando o contexto em que ela foi criada, isso acaba sendo compreensível.
             Já o Arin é um personagem totalmente cativante. Tem uma personalidade tão forte quanto a de Kestrel, mas com marcas pesadas do passado, que o tornam muito mais humano. Acho o conflito interno do personagem totalmente compreensível, o que deixou claro que nenhuma decisão que ele toma ao longo do livro é fácil. Isso acabou ganhando minha simpatia por ele, mesmo em momentos em que senti uma certa raiva por suas atitudes.
           A escrita do Marie Rutkoski é muito fluida e envolvente. Fiquei totalmente mergulhada na leitura, ansiosa por saber o que aconteceria a seguir. Gostei muito que, mesmo o livro sendo narrado em terceira pessoa, ela conseguiu deixar claro os pensamentos e os sentimentos dos personagens. Aliás, é interessante ver como em alguns capítulos o foco fica claramente na Kestrel e em outros muda para o Arin, mesmo que em nenhum momento sejam eles narrando os acontecimentos.
           Com relação ao universo em que se passa a história, ele não é muito explorado nesse primeiro livro. Tudo o que se sabe é um pouco sobre a rivalidade entre os valorianos e os herranis, bem como algumas diferenças entre eles. No entanto, mesmo sendo uma apresentação superficial, é o suficiente para que o leitor compreenda a história e as motivação de cada lado. De todo modo, espero que nas continuações esse universo seja aprofundado.

            No geral, é uma leitura muito gostosa, mesmo que não seja totalmente inovadora. Gostei dos personagens e da escrita da autora. Trata-se mais de um romance do que de uma fantasia, mas gostei que há muito mais acontecendo na trama do que o envolvimento do casal principal. A história é dinâmica, cheia de intrigas, mistérios e aventuras. Terminei de ler muito rápido e já fiquei ansiosa pela continuação, que também já foi publicada pela Plataforma 21. Para quem está querendo começar a ler uma série em 2017, “A Maldição do Vencedor” é, sem dúvida, uma ótima opção. 

26 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Primeiramente, adorei o layout do blog, muito bonito... Segundo, estou muito curiosa em relação a esse livro, desde que o vi pela primeira vez, fiquei bem interessada em ler. Já adicionei a minha estante no Skoob, estou só esperando a oportunidade para comprar.

    Beijos,
    www.livrosecafe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem e você? Muito obrigada!! Fico feliz que você tenha gostado :)
      Eu gostei bastante da leitura viu? Não é totalmente inovador, mas é daqueles que prende do começo ao fim. Espero que você goste também!
      Beijos

      Excluir
  2. "A história é dinâmica, cheia de intrigas, mistérios e aventuras." Então é uma obra que preciso ler, adoro tudo que você citou e claro, excelente resenha!

    HOJE É DIA DE LIVRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Apesar de ter alguns clichês, o livro é bem legal. Espero que você goste também :)

      Excluir
  3. Oii!
    Parece que as opiniões se dividiram bastante sobre esse livro, mas a história me intrigou! Fiquei bem curiosa e adoro protagonistas ser corajosa e tals. Adorei a resenha ♥

    Beijão!
    http://romantizandobook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!! Uma coisa que me fez enrolar para ler esse livro foi as opiniões divididas. Mas acabei gostando muito da história, foi uma leitura que me prendeu. Espero que vc goste também!
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijos

      Excluir
  4. Estou precisando sair da minha zona de conforto e ler mais alguns livros deste tipo. A maldição do vencedor pode ser uma boa, sua resenha ficou ótima! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ianca, acho que você pode curtir "A Maldição do Vencedor", sim. É uma leitura dinâmica e sem descrições excessivas que alguns livros de fantasia têm. Que bom que gostou da resenha! Espero que goste do livro também :)

      Excluir
  5. Olá! Eu não conhecia esse livro, mas eu não me interessei muito, por não ser do meu gênero preferido. Espero que outras pessoas tenham a oportunidade de ler gostem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, esse livro foi um dos primeiros publicados pela Plataforma 21, se não estou enganada. Que pena que não seja uma leitura do seu interesse, mas eu te entendo; sempre tem alguns gêneros que a gente não curte.

      Excluir
  6. Oiii sinceramente eu estou na mesma que você em ler essa história. Eu vi muitas resenhas, uns gostam outros não, mas acho que nunca tinha entendido o que realmente era a história. Gostei bastante da sua resenha e já quero ler o livro! Conte depois sobre a continuação ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, percebi pelas resenhas que esse livro é meio polêmico kkk. Mas acabou sendo bom, porque li sem expectativas muito altas. Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste do livro também. Pode deixar que quando eu ler a continuação, conto aqui no blog o que achei. Beijos!

      Excluir
  7. Gostei bastante da sua resenha!
    Já ouvi muito sobre esse livro, mas sempre fico na dúvida se leio ou não, mas com a sua resenha talvez eu dê uma chance! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Natalí, eu enrolei bastante por causa dessa dúvida. Minha dica é ler sem expectativas, que aí diminui as chances de se decepcionar. Espero que, se resolver dar uma chance para o livro, vc também acabe gostando :)

      Excluir
  8. amei <3
    quero o livro
    me interessei muito
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! Espero que também goste do livro!
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi! Nossa, confesso que pela sinopse este livro não me chamaria a atenção, mas tua resenha foi realmente muito boa. Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fico muito feliz que tenha gostado da resenha. Dá uma chance para o livro, sim. Para mim, acabou sendo uma boa leitura. Beijos!

      Excluir
  10. Creio que o livro não é muito o meu género de leitura, pelo que li na sinopse, no entanto adorei a resenha e fiquei com vontade de dar uma espreitadinha no livro ;)

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se a resenha te deixou pelo menos curiosa para conhecer um pouquinho o livro, já fico muito feliz. Caso você resolva mesmo ler, espero que acabe gostando também. Beijos!

      Excluir
  11. Olá ! menina, eu adorei a resenha. Não conhecia este livro. Mas agora estou com vontade de lê-lo. Me parece que é uma história, que nos, prende. Sem falar, já falando que achei a capa linda. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Que bom que gostou da resenha e se interessou pelo livro. Foi uma leitura que me prendeu mesmo. Espero que você goste também! Ah essa capa é linda mesmo, foi a primeira coisa que me chamou a atenção no livro haha. Bjos

      Excluir
  12. Adorei a resenha, já tinha visto essa capa, mas nao tinha me interessado em saber do que se tratava, parece uma boa história. Gosto desse tipo de leitura. Obrigada pela dica

    Beijos

    Ariane
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane, que bom que se interessou pela história. Espero que você goste do livro, caso for ler mesmo :)
      Beijos

      Excluir
  13. Oie!

    Já ouvi falar dessa série de livros e já havia ficado bem curiosa por conta das capas, mas não havia parado para ler nenhuma resenha a respeito. Adorei! Vou ver se tem pra baixar,porque no momento a grana ta curta rsrsrs

    Adorei seu blog, Maria, é muito lindo!

    Beijos, Mia

    https://miaestanteliteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bom que gostou da resenha! A primeira coisa que me chamou a atenção nesses livros foi a capa também, acho maravilhosas! Te entendo com relação à grana curta! Mas, se você gostar de ler em e-book, de vez em quando eles entram em promoção na Amazon ;)
      Obrigada!! Fico muito feliz que você tenha gostado. Espero que continue acompanhando aqui.
      Beijos!

      Excluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras