[Especial] Harry Potter e a Ordem da Fênix

Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 703

Finalmente, estamos em novembro e com esse novo mês temos uma estreia muito aguardada no cinema: Animais Fantásticos e Onde Habitam. Inspirada por essa volta ao universo mágico criado por J. K. Rowling, eu venho realizando desde o começo do ano um projeto de releitura da série Harry Potter. Infelizmente, não deu para ser um livro por mês, como eu havia imaginado no início, mas eu não abandonei a ideia.
Sendo assim, ainda em novembro vou publicar as resenhas sobre os três livros que faltam e suas respectivas adaptações para o cinema. Assim, a resenha de hoje é sobre Harry Potter e a Ordem da Fênix. (Para quem não acompanhou o projeto desde o início, as resenhas dos quatro primeiros livros estão disponíveis aqui, aqui, aqui e aqui)
Para mim, este sempre foi um dos melhores e mais importantes livros da série. Neste quinto volume, Harry está mais uma vez tendo péssimas férias na casa dos Dursley. Com poucas notícias dos amigos e sem saber o que Voldemort anda planejando, ele está se sentindo abandonado pelas pessoas que mais confiava e ainda tem que lidar com os pesadelos provocados pelas lembranças dos acontecimentos da final do Torneio Tribruxo.
Quando dementadores aparecem perto a casa dos Dursley, forçando Harry a usar magia para salvar a própria vida e a do primo, Duda, as férias de Harry se tornam ainda mais confusas. O menino finalmente é retirado da casa dos tios e levado para a sede da Ordem da Fênix, um grupo de pessoas lideradas por Alvo Dumbledore e que lutam contra Lord Voldemort. Além disso, o Ministério da Magia convoca um julgamento para expulsar o garoto de Hogwarts por usar mágica fora da escola.
Ao chegar lá, Harry reencontra o padrinho, Sírius Black, além de Hermione e a família Weasley. Depois de um mês vivendo com os trouxas, ele fica sabendo o que estava acontecendo na comunidade bruxa. O Ministro da Magia vem negando sistematicamente o retorno de Lord Voldemort e organizando uma campanha para desacreditar Dumbledore e o próprio Harry. Como consequência, muitos optam por duvidar do diretor e do garoto, o que dá mais liberdade para que Voldemort comece a colocar seus planos em ação.
Mesmo depois de voltar para Hogwarts, a vida de Harry não fica mais fácil. Além dos olhares desconfiados de vários colegas que acreditam nas campanhas feitas para desacreditá-lo, o menino ainda tem que lidar com a odiosa nova professora de Defesa contra as Artes das Trevas, Dolores Umbridge. Ela é uma enviada do Ministério para vigiar o professor Dumbledore e difundir as mensagens aprovadas pelo Ministro entre os alunos.
Como dá para ver por essa “breve” sinopse, Harry Potter e a Ordem da Fênix é o maior livro da série e muitas coisas acontecem nessa história. Podem acreditar que tudo que eu falei aí se trata apenas do início do livro. Harry passa por muitos problemas neste volume, além de alguns sentimentos conflituosos próprios da idade: o sentimento de incompreensão, o primeiro amor e os primeiros planos para o futuro depois que terminar os estudos em Hogwarts.
Harry Potter e a Ordem da Fênix conta com muitos personagens novos e o retorno de alguns antigos. Entre os que vemos pela primeira vez na série, estão alguns membros da Ordem da Fênix, como Quim Shaklebolt, um importante auror do Ministério, o trapaceiro Mundungo Fletcher, e a auror metamorfomaga (que tem a capacidade de mudar sua forma física), Ninfadora Tonks. Já em Hogwarts, é neste livro que vemos pela primeira a inteligente e excêntrica Luna Lovegood, uma aluna da Corvinal que é bastante menosprezada pelos colegas por seu comportamento muito diferente e o modo como sempre fala o que pensa. Por outro lado, somos apresentados a vilã mais sórdida e asquerosa da história da literatura, na minha opinião: Dolores Umbridge. Com um sorrisinho cínico e um ar de meiguice que não convence ninguém, ela é, com folga, a personagem mais odiosa da série. Sinceramente, nunca senti tanta raiva de um personagem quanto sinto desta, e toda vez que releio Harry Potter e a Ordem da Fênix o sentimento é o mesmo.
Dentre os personagens que retornam, estão alguns dos meus preferidos: Remo Lupin e Sírius Black. Além deles, conhecemos melhor o verdadeiro Alastor Moody. Além disso, é neste quinto volume da série que são apresentados alguns Comensais da Morte que antes só haviam sido mencionados ou vistos nas lembranças de Dumbledore, com destaque para Belatriz Lestrange, a mais fiel seguidora de Lord Voldemort.
O ritmo em Harry Potter e a Ordem da Fênix é um pouco mais lento, devido a quantidade de personagens e tramas dentro da história. No entanto, isto não significa que o livro seja monótono ou cansativo. J. k. Rowling mantém a magia presente nos livros anteriores, bem como a habilidade para incluir momentos mais leves e divertidos, mesmo com o tom mais sombrio desta história.
Outro aspecto que destaco é o contexto político deste livro, que, para mim, é o seu grande diferencial. É muito interessante ver a influência do Ministério e as falhas causadas por aqueles que se preocupam mais em manter seu poder do que fazer o que é certo. Assim, através desse contexto da comunidade bruxa, J. K. Rowling faz importantes reflexões sobre a nossa própria sociedade.

Assim, foi maravilhoso reler Harry Potter e a Ordem da Fênix e perceber mais uma vez as mudanças que ele trouxe para a série. Há um grande amadurecimento na história e nos personagens, e a escrita de J. K. Rowling se mostra ainda mais rica neste livro. Fiquei novamente impressionada com o modo como, independente de quantas vezes releio Harry Potter, a sensação de entrar em um universo mágico é a mesma. Além disso, o envolvimento e a emoção que sinto em acompanhar os personagens também permanece. Nos próximos dias, devo concluir a releitura dos dois últimos livros e publicar as respectivas resenhas no blog, mas confesso que já estou com saudades por antecedência. 

9 comentários:

  1. Oi, Malu!
    Que bom ver Harry Potter no teu blog. Estou atrasadíssima com essa leitura. E, sério, Dolores é intragável, mesmo.
    Adorei conhecer teu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ceres, que bom que gostou. Esta resenha é parte de um projeto dedicado a Harry Potter que estou fazendo desde o começo do ano. Se você tiver interesse em ler as anteriores, coloquei os links no começo da resenha!
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog!
      Beijos

      Excluir
  2. Amei seu projeto de releitura dessa saga maravilhosa que é HP!!! <3
    Eu fico impressionada como J. K. Rowling conseguiu criar um universo tão complexo, o que só ficou mais evidente em A Ordem da Fênix com toda a apresentação dese cenário político que, infelizmente, podemos até mesmo associar à nossa atual realidade! Rs.
    Adorei sua resenha e sua iniciativa!
    Um xêro.

    www.umadoseparaomeudia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bom que gostou do projeto. É sempre maravilhoso reler essa série <3
      Verdade, isso é uma das coisas que eu mais admiro na J.K. Rowling. É impressionante a riqueza e complexidade do universo que ela criou.
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos

      Excluir
  3. oi tudo bem?

    Você acredita que nunca li nenhum livro do queridinho Harry Potter?
    sempre faço planos, mas nunca conclui. adorei a resenha, vou ter que comprar
    o primeiro, se não nunca vou ler rsrrs, beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taynara, tudo bem e com você?
      Sério? Tenho visto muitas pessoas comentando que nunca leram Harry Potter.
      Mas, se vc tem curiosidade de conhecer a série, nunca é tarde para começar rsrsrs
      Espero que, se você ler, também se encante com este universo mágico.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá.
    Eu estou fazendo a leitura agora de Harry, e por isso acabei n lendo toda a resenha, pois n quero receber spoiler (estou no 3 livro.). Mas li sobre o projeto e achei a ideia super legal, assim como vc estou bem animado para a estreia de animais Fantasicos, eu acho q dá para assistir sem medo de spoiler.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mychelle, tudo bem?
      Primeiro preciso confessar que estou com uma invejinha boa de você, porque está lendo Harry Potter pela primeira vez. Por mais maravilhoso que seja reler, o sentimento de conhecer os livros pela primeira vez é único. Espero que até onde você leu a resenha, não tenha nenhum spoiler. Depois que terminar de ler os livros, você volta para terminar de ler a resenha ;)
      Pelo que eu vi sobre Animais Fantásticos, acho que a chance de ter spoilers é pequena.
      Beijos

      Excluir
  5. Olááá!
    Que coisa linda você relendo harry potter! também quero haha
    Adorei sua resenha!

    um beijo♥

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras