Série - Sherlock


Quem me acompanha aqui no blog sabe que, de vez em quando, eu trago dicas de filmes inspirados em livros, principalmente nos finais de semana. Mas hoje eu resolvi fazer algo diferente. A minha dica vai ser de uma série que eu adoro e que tem tudo a ver com o universo literário: Sherlock, da BBC.
Pelo título, já dá para saber que esta série tem como protagonista o famoso personagem de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes. No entanto, o diferencial é que  ela traz o detive de Baker Street vivendo aventuras nos dias de hoje. Assim, ao invés dos cenários da era vitoriana retratados nos livros, vemos a Londres moderna do século XXI.
Antes de tudo, preciso dizer que sou apaixonada pelas histórias do Sherlock Holmes e fiquei receosa antes de assistir esta série, com medo de que a essência do personagem fosse alterada. No entanto, o maior mérito deste Sherlock é justamente preservar a inteligência, a excentricidade, o cinismo, a elevada capacidade de observação e o humor refinado que tornaram o detetive criado por Sir Arthur tão famoso no mundo todo.
Mantendo a base dos livros, Sherlock apresenta o detetive que auxilia a polícia de Londres na resolução de vários crimes, sempre com a ajuda do seu companheiro de apartamento, doutor. Watson. A cada episódio, um novo caso é levado para Holmes solucionar. No entanto, o elemento que permeia toda a série é o embate entre Sherlock e o vilão, Jim Moriarty.
Com relação a escolha do elenco, só posso dizer que foi brilhante. Benedict Cumberbatch é o Sherlock Holmes perfeito. Por mais que o universo em que a série se passa seja bem diferente daquele presente nos livros, conseguimos sentir a essência do protagonista mantida. Benedict fez um excelente trabalho na composição do personagem, usando quase sempre um tom de voz calmo e um pouco arrogante, além de um olhar observador e atento. Assim, percebemos em poucas cenas a inteligência incomum do personagem, sua incrível capacidade de dedução, bem como sua completa falta de sensibilidade e tato nas relações com outras pessoas.

Para viver o inseparável amigo de Sherlock, o doutor Watson, o escolhido foi Martin Freeman. O ator conseguiu transmitir toda a serenidade e bom senso que caracterizam o personagem. Além disso, a interação dele e de Benedict funcionou perfeitamente, levando para a série a mesma relação de parceria e admiração mútua que vemos nos livros.
Destaco ainda Andrew Scott como o vilão Moriaty. Extremamente inteligente, mas também frio e cruel, Moriaty se mostra um oponente a altura de Sherlock. A interpretação é impecável, construindo um personagem cuja inteligência está no mesmo nível de sua psicopatia, inspirando medo até nos momentos em que está calmo.
A série conta, atualmente, com três temporadas completas (três episódios cada) e um especial, que foi ao ar em janeiro de 2016. Apesar de serem poucos, a duração dos episódios é maior do que a média, tendo em torno de 1h30. A quarta temporada tem previsão de estreia para janeiro de 2017 e eu já não vejo a hora de assistir.
Para quem se interessou, todas as três temporadas já estão disponíveis na Netflix, assim como o episódio especial. Dá para aproveitar o final de semana e fazer uma maratona.E, se você nunca leu nenhuma das aventuras de Sherlock Holmes, pode encontrar vários títulos no site da Amazon, tanto os livros físicos quanto ebooks. O link está disponível aqui

Infelizmente, não consegui o trailer legendado, mas já dá para vocês terem uma noção da série.

2 comentários:

  1. Do mundo de Sherlock Holmes eu só conheço Um Estudo em Vermelho e os filmes com o Robert Downey, Jr, mas já me sinto uma fãzona haha
    Tenho muita vontade de assistir a essa série, mas dizem que ela acaba tãão rápido que fico meio com um pé atrás para começar a assistir, sei que eles demoram demais para lançarem episódios novos...
    Mas, claro, ainda espero ler os outros livros e contos e ficar ainda mais apaixonada por essa história incrível! =)

    Beijos,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Um estudo em Vermelho é o meu preferido, mas tem vários ótimos. Também adoro os filmes com o Robert Downey Jr hahaha
      A série é curtinha mesmo, são só três episódios por temporada, cada um com meia hora. Infelizmente, eles demoram muito entre uma temporada e outra pela dificuldade de conciliar a agenda dos atores. Mas vale muito a pena a espera. Sou meio suspeita para falar, mas a série é tão boa que compensa.

      Beijos :)

      Excluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras