[Dica da Malu] Os livros de Esteros - As crônicas de Fedors

Autor: Aldemir Alves
Editora: Selo Jovem
Páginas: 305

Na resenha de hoje, venho apresentar um livro de fantasia nacional publicado pela Editora Selo Jovem. Os livros de Esteros – As crônicas de Fedors é o primeiro volume da série escrita por Aldemir Alves.
A história deste livro é narrada por Fedors, uma criatura repugnante e apodrecida, que, apesar de parecer estar à beira da morte, é imortal. Para contar a sua história, ele conta antes os acontecimentos ocorridos em Esteros muitos anos antes e como foi a ascensão do mal naquele lugar.
Assim, Fedors conta a história de dois jovens príncipes: Vamcast e Andor, filhos do rei Mussafar e da rainha elfa, Zinza. O primeiro, é o filho mais velho, que é elfo como a mãe e possui habilidades impressionantes. O filho mais novo é erácito (humano), como o pai. No entanto, a diferença entre os dois irmão vai além disso. Andor é amoroso, gentil e inocente; já Vamcast, apesar de habilidoso em tudo que faz, é agressivo e ciumento, tendo inveja da relação do irmão caçula com o pai.
O rei amava os dois filhos, mas se mostrou displicente na criação deles, especialmente do primogênito. Deste modo, não percebeu a mágoa e a inveja que cresciam dentro dele. Esses sentimentos, associados à pouca atenção do pai, facilitaram para que pessoas erradas se aproximassem, influenciando Vamcast a seguir por um caminho sombrio.
Tanto Vamcast quanto Andor frequentavam uma escola onde aprendiam a lutar e a usar magia. No entanto, somente a magia defensiva, conhecida como magia branca, era ensinada. Vamcast era o aluno mais brilhante da escola, porém, tinha um desejo secreto por aprender mais e conhecer a magia negra. Quando encontra alguém disposto a ensiná-lo, o menino vai perdendo a sua inocência e começa a ser corrompido pelo mal.
O universo criado por Aldemir Alves é rico e repleto de criaturas fantásticas. Elfos, humanos, orcs, deuses, demônios e outras criaturas povoam essa história e ajudam a torná-la mais interessante. Além disso, o autor descreve todo o mundo apresentado em riqueza de detalhes, permitindo ao leitor ter uma visão clara do que está sendo narrado.
Por outro lado, um problema que senti durante a leitura foi que a história demora a ganhar ritmo. Demorou um pouco para que eu conseguisse me adaptar àquele universo descrito e aos personagens, o que deixou a leitura um pouco arrastada no início.
No entanto, quando começaram as partes de aventura a história ganhou ritmo e se tornou mais interessante. Além disso, o mistério em torno da identidade de Fedors e como ele se tornou aquela criatura repugnante acabou contribuindo para aumentar meu interesse e o meu envolvimento com o livro.
Senti falta também de um maior desenvolvimento dos personagens. Com exceção dos dois príncipes e, talvez, o rei, os demais personagens foram apresentados de uma maneira um pouco superficial. Com isso, tive uma certa dificuldade para me afeiçoar a eles. No entanto, por se tratar do primeiro volume da série, acredito que nos próximos livros há margem na história para que os personagens secundários sejam mais desenvolvidos e apresentados ao leitor com mais profundidade.
Apesar da dificuldade inicial em me envolver com a história, gostei da mitologia criada pelo autor e das reflexões que faz a partir dela. O universo apresentado é rico e fantástico, e, sem dúvida, ainda tem muito a ser revelado sobre ele. O final é impactante e deixa o leitor curioso para saber mais sobre aquele universo e o destino dos dois príncipes, bem como sobre a verdadeira identidade de Fedors. Para quem gosta de histórias com aventuras, criaturas fantásticas e uma mitologia interessante, Os livros de Esteros – As crônicas de Fedors é uma leitura que promete agradar.

Observação: Li este livro em e-book, então, não posso falar sobre a diagramação e as ilustrações (que não aparecem no formato digital). Porém, a revisão deixou um pouco a desejar e encontrei erros durante a leitura que me incomodaram um pouco. Para as próximas edições, acredito ser válido uma nova revisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras