[Dica da Malu] O Castelo das Águias


Sinopse: O Castelo das Águias, romance fantástico de Ana Lúcia Merege, é um lugar especial. Localizado nas Terras Férteis de Athelgard, região habitada por homens e elfos, abriga uma surpreendente Escola de Magia, onde os aprendizes devem se iniciar nas artes dos bardos e dos saltimbancos antes de qualquer encanto ou ritual. Apesar de sua juventude, Anna de Bryke aceita o desafio de se tornar a nova Mestra de Sagas do Castelo. Aprende os princípios da Magia da Forma e do Pensamento e tem a oportunidade de conhecer pessoas como o idealizador da Escola, Mestre Camdell; Urien, o professor de Música; Lara, uma maga frágil e enigmática, e o austero Kieran de Scyllix, o guardião das águias que mantêm um forte elo místico com os moradores do Castelo. Enquanto se habitua à nova vida e descobre em Kieran um poço de sentimentos confusos e turbulentos, uma exigência do Conselho de Guerra das Terras Férteis põe em risco a vida e a liberdade das águias. Com o apoio de Kieran, Anna lutará para preservá-las, desvendando uma trama de conspiração e segredos que envolvem importantes magos do Castelo.

            Quem me acompanha aqui no blog sabe que fantasia é um dos meus gêneros preferidos. Portanto, fiquei bastante curiosa quando li a sinopse de O Castelo das Águias, romance fantástico da escritora brasileira Ana Lúcia Merege. A trama envolve vários elementos que despertam o meu interesse: um universo mágico, aventuras, mistérios e, claro, romance.
Confesso que, a princípio, a história não me prendeu muito. A trama começa em um ritmo mais lento para apresentar o universo e os personagens do livro. Por ser narrada pela protagonista, Anna, o leitor conhece a Escola de Magia e os segredos e ameaças às águias junto com ela. Assim, no começo, fiquei um pouco perdida, sem entender muito bem aquele universo fantástico.
No entanto, à medida que a história se desenvolve e os mistérios começam a surgir, consegui me envolver com o livro. A trama é cheia de segredos e intrigas que ameaçavam a segurança e a liberdade das águias, o que leva Anna a viver algumas aventuras.
Com relação aos personagens, gostei muito da Anna. Apesar de jovem, ela é muito forte e corajosa, não se deixando intimidar por seus medos e pelas dificuldades que encontra. Além disso, admiro o modo como ela não se envergonha de sua origem e se mantém firme aos seus princípios.
Outro personagem que gostei muito foi Kieran. Apesar de não ser revelado muito sobre o seu passado, o que confere a ele um ar misterioso, dá para perceber que é um personagem corajoso e justo, que ama os animais e luta para defendê-los. Por outro lado, acredito que o fato da história ser narrada apenas pelo ponto de vista da Anna prejudicou um pouco o desenvolvimento dos outros personagens. Com exceção dela e de Kieran, os demais, apesar de carismáticos, foram trabalhados de uma maneira um pouco superficial.
O que mais gostei em O Castelo das Águias foi a mensagem que a história passa. Ao tratar da ameaça às águias do castelo, a autora trabalha a questão da necessidade de proteção dos animais e a importância de preservamos a liberdade deles. Além de ser um assunto muito importante, Ana Lúcia Merege soube abordá-lo de uma maneira muito bonita e delicada, que realmente leva o leitor a refletir sobre essas questões.
De modo geral, fui cativada pelo universo mágico retratado. A autora apresenta diferentes povos e tradições, e gostei muito da interação entre eles. Além disso, gostei do modo como Anna evolui ao longo da trama, se firmando como uma personagem forte e determinada, que defende suas convicções e princípios, sem nunca se deixar intimidar. Apesar do ritmo mais lento no início, a história me envolveu e fiquei muito curiosa para ler as duas continuações desta série, A Ilha dos Ossos e A Fonte Âmbar. Sem dúvida, é mais um livro que demonstra a qualidade e o potencial da literatura nacional, e que que nossos autores também podem escrever bons livros de fantasia.


Informações:
Autora: Ana Lúcia Merege
Editora: Draco
Páginas: 192

3 comentários:

  1. Muito obrigada, Malu! Espero que goste dos próximos livros! O Kieran narra o segundo, com um estilo bem diferente do da Anna, e o ritmo é bem mais rápido. Já no terceiro os pontos de vista deles se alternam com os de outros personagens. Acho que você vai curtir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! Fico feliz que tenha lido a resenha, obrigada! Estou curiosa para ler os próximos livros sim. Gostei muito do Kieran e vou adorar saber mais sobre ele. Em breve, vou ler os dois.

      Excluir
  2. Muito obrigada, Malu! Espero que goste dos próximos livros! O Kieran narra o segundo, com um estilo bem diferente do da Anna, e o ritmo é bem mais rápido. Já no terceiro os pontos de vista deles se alternam com os de outros personagens. Acho que você vai curtir!

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras