[Dica da Malu] Tá todo mundo mal: O livro das crises


Sabe quando você pega um livro para ler e ele se enquadra perfeitamente na sua vida? Então, foi exatamente essa a sensação que eu tive ao ler Tá todo mundo mal: O Livro das crises, primeiro livro da youtuber Jout Jout.
Julia Tolezano, ou Jout Jout, ficou conhecida por seu canal no YouTube, o Jout Jout, Prazer. Em alguns de seus vídeos, ela comentou sobre algumas crises que teve ao longo da sua vida. E é esse o tema do livro. Diversas crises que Julia teve em diferentes fases da vida, pelos mais diversos motivos, desde família, profissão e relacionamentos, até crises com seus Tamagotchis.
“Você provavelmente não me conhece. Ou me conhece muito. [...] De qualquer forma, somos parecidíssimos. Porque eu tenho crises e você tem crise. Quem sabe já tivemos as mesmas crises.”
Logicamente, não me identifiquei com todas as crises relatas por Jout Jout. No entanto, o livro oferece uma sensação de conforto, de sentir que tem alguém que te compreende. O que ela mostra ali é que ninguém é imune às crises, que todo mundo, em algum momento da vida, passou ou vai passar por uma.
Por acompanhar o canal da Jout Jout há algum tempo, já imaginava que poderia me relacionar facilmente com as histórias narradas. No entanto, ela escreve com tanta naturalidade, que aproxima até mesmo o leitor que não era familiarizado com o canal. A leitura flui como se estivéssemos conversando com uma amiga que está relatando situações da vida dela e mostrando que você não é o único a ter algumas crises.
“A questão é que, enquanto todo mundo parecia ter uma verdadeira vocação, ou pelo menos alguma facilidade para alguma coisa, eu me via em frente a um computador assistindo séries sem fim para esquecer o fato de que eu não tinha vocações.” (p. 74)
Aí você pode pensar: nossa, mas se esse livro só fala sobre crises a pessoa fica deprimida depois de ler, não é mesmo? Acontece que Jout Jout conta suas crises mais pessoais de uma maneira tão espontânea e divertida, que deixa a leitura extremamente leve e fluida. Me peguei rindo em vários momentos, tanto pelas situações retratadas quanto por pensar nas minhas próprias crises.
Preciso destacar aqui, inclusive, que achei a escolha do tema do livro extremamente acertada. Ao invés de optar por falar sobre sua trajetória de vida e como alcançou o sucesso, Júlia, do alto dos seus 25 anos, optou por falar sobre as crises que viveu. Situações cotidianas, totalmente normais, que poderiam acontecer com qualquer um de nós, e que, justamente por isso, aproximam o leitor.
Em uma época em que as redes sociais fazem parecer que está todo mundo bem e que ninguém tem problemas, dúvidas, medos e inseguranças, as pessoas vêm se sentindo cada vez mais sozinhas. Então, vem a maravilhosa Jout Jout mostrar que não é bem assim; que todo mundo tem crises, algumas similares, outras muito particulares, mas que a vida de ninguém é perfeita e o importante é encontrar uma maneira de lidar com os problemas e seguir em frente.
Recomendo totalmente esse livro. É uma leitura leve, muito rápida e extremamente divertida. Com certeza o leitor se identifica com ao menos uma das crises vividas por Jout Jout e dá risada em várias outras. No final, fica aquela sensação de que você não está sozinho no mundo, quase como se alguém estivesse ali te dando um abraço. Jout Jout conseguiu com seu livro o que já fazia no canal do YouTube, levar empatia para a vida das pessoas. E, para mim, isso já é o suficiente para fazer a leitura valer a pena.

Para quem não conhece o canal, eu recomendo muito. Vou deixar aqui o link para um dos meus vídeos preferidos e que coincide perfeitamente com o tema do livro. 


2 comentários:

  1. Jout Jout é amor demais!!! Quando vi que lançaria um livro fiquei muito empolgada. Ainda não tive a chance de comprá-lo, mas confesso que li algumas partes na livraria um dia desses. Com certeza comprarei um dia.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro a Jout Jout também!! Tive a sorte que uma amiga minha foi no lançamento e comprou pra mim. Mas vale realmente a pena, é uma leitura muito gostosa.

      Excluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras